Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Qualidade das visitas – Você está iludido pelos números?


Google Analytics Todos nós webmasters queremos ter um site que receba muitas visitas e procuramos utilizar diversos métodos de divulgação que possam direcionar visitantes para os nossos sites, como é o caso das parcerias, esquemas de troca de visitas, spam e outras coisas, sem se preocupar se os visitantes conseguidos por estes meios estarão realmente interessados no conteúdo presente em nossos sites.
Esta é uma ilusão comum entre os webmasters que estão começando, que apelam para qualquer tipo de divulgação (eu mesmo fui um deles) que possa trazer algum resultado.
O problema é que muitos desses métodos de divulgação podem não compensar o tempo desprendido, porque os visitantes não estarão realmente interessados no conteúdo que o site oferece, o que acaba ocasionando em uma taxa de rejeição elevada e o tempo de permanência baixo.


Como descobrir a qualidade dos visitantes

Uma ótima ferramenta gratuita que permite saber diversos dados sobre os visitantes incluindo a qualidade das visitas é o Google Analytics.
visitantes do criar sites
Clique na imagem para ampliar
Uma vez que você instale esta ferramenta no seu site, você terá a sua disposição diversos dados sobre os visitantes como é o caso do número de visitantes, o tempo médio de permanência, número médio de páginas vistas por visitantes, taxa de rejeição (visitantes que acessam o site e que por algum motivo retornam para o site de origem logo em seguida), número de visitantes que retornaram após uma primeira visita, qualidade das visitas por site de referência, por palavra-chave entre tantos outros dados que podem ser úteis para descobrir mais sobre os visitantes que acessam o seu site.

Mas como melhorar a qualidade das visitas

Foque no que traz mais resultados
Independente do método de divulgação que você estiver utilizando para divulgar seu site (somente evite o spam), você deve avaliar se o resultado tem sido satisfatório.
Se você estiver utilizando uma rede social como o Orkut ou o Twitter para divulgação, você deve descobrir se os visitantes que cheguem até o seu site através destas redes sociais estão interagindo no seu site ou se estão simplesmente clicando no botão “Voltar” do navegador.
Com a ajuda do Google Analytics você pode saber se os visitantes que um determinado site lhe enviando, estão realmente interessados no conteúdo do seu site.
Na imagem abaixo você pode conferir as informações dos 10 sites que mais enviam visitas ao CriarSites.com onde você pode verificar além do número de visitantes, o número médio de páginas vistas, tempo de permanência e a taxa de rejeição.
Todas as fontes de tráfego - Google Analytics
Se o tempo de permanência for muito baixo e a taxa de rejeição estiver muito alta, pode ser necessário uma avaliação sobre o problema ou até mesmo que você pare de investir seu tempo em um determinado meio de divulgação.
Conteúdo de qualidade
Se o conteúdo for interessante, as chances de os visitantes permanecerem mais tempo, adicionarem nos favoritos ou recomendarem para amigos são maiores.
Por isso é muito importante investir seu tempo criando o melhor conteúdo que puder. Não importa se é um vídeo, uma imagem ou um texto. O que importa é que o conteúdo ofereça valor as pessoas que acessam o site.
Escolha bem os seus parceiros
É muito comum a parceria descontrolada entre sites e blogs no qual ambos adicionam um banner do parceiro em seu site sem que haja nenhuma relação entre o conteúdo apresentado nos sites.
Este tipo de divulgação pode até direcionar algum tráfego para os sites envolvidos, porém dificilmente os visitantes estarão interessados no conteúdo que o outro site tem a oferecer.
Por isso é muito importante que você somente faça parcerias com sites que tenham conteúdo relacionados, de forma que um complete o outro.
Conclusões
Os seres humanos tendem a valorizar o que é seu e nós webmasters não estamos de fora disso. Por muitas vezes queremos acreditar em dados superficiais sem saber se eles estão corretos ou se realmente oferecem todo o valor que queremos acreditar.
É necessário entender que a qualidade deve andar junto com a quantidade e que os números não são tudo.

0 Comentario "Qualidade das visitas – Você está iludido pelos números?"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.