Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

As diferenças entre Trademark e Copyright



Você que é designer ou publicitário já deve ter ouvido falar muito sobre Trademark e Copyright. Mas, nem todo mundo sabe quais são as diferenças exatas entre estes dois termos.
Por Alexandre Bigaiski
Para começar: Trademark: Marca Registrada (representada por “™” ou “®”); Copyright: Direitos Autorais (representado por “©”). E sim, são duas coisas diferentes. É importante que você entenda as diferenças para saber como proteger o seu trabalho e a marca do seu cliente.



O que é Trademark (Marca Registrada)

 


Uma Trademark, ou marca registrada, é definida basicamente como uma palavra, um símbolo, ou frase, usada para identificar uma empresa particular e distingui-la das outras empresas do segmento. Por exemplo, Mc Donald’s é uma Trademark (marca registrada) que a distingue das outras empresas de hambúrgueres, como o Burger King, por exemplo.

O que é infração de Trademark?

Isso acontece quando um designer ou uma empresa que produz logos copia ou recria um logo já existente. A infração de marca registrada, basicamente se define como “marcas registradas similares que criam confusão ao consumidor”.
Uma marca precisa ser única. Se houver duas marcas em que uma lembra a outra, o consumidor ficará confuso, o que leva a problemas de lealdade e identidade visual por parte do consumidor.
Se houver um caso no qual uma empresa queira processar outra por ter copiado a sua marca, ela pode. E isso pode trazer vários problemas. Normalmente, o que acontece, é que as duas empresas tentam entrar em um acordo, para que o caso não precise chegar à corte, o que raramente acontece.

O que é Copyright (Direitos Autorais)


Geralmente, o copyright não é utilizado para logos de empresas. O copyright é mais utilizado para proteger artes ou trabalhos criativos individuais. Entretanto, em casos excepcionais, existem logos que são como obras de arte e que podem ser protegidos pelas leis do copyright. Como um designer, você pode proteger o seu trabalho com o copyright.
Desta forma, você protege o seu trabalho contra cópia. Qualquer um que deseje utilizá-lo deverá solicitar a sua permissão.

Diferença entre Trademark e Copyright

A Trademark (Marca Registrada) protege a marca de uma empresa, enquanto o Copyright (Direitos Autorais) protege o trabalho do designer. Entretanto, existe uma contradição nesta diferença. Se o seu trabalho for a marca de uma empresa, então o seu poder de detenção sobre ele torna-se nulo.
Isso significa que você não pode re-licenciar o seu trabalho para mais ninguém, porque ele está protegido pelas leis da trademark. O copyright, no caso de design de logos, não é tão forte como em outros campos tais como textos, publicações, pinturas etc.
Este artigo serve para você saber que, quando fizer o design de um logo para um cliente, este logo não é mais seu. Você não tem mais direitos sobre ele, vista que ele está protegido pela lei da marca registrada.

Por isso, é de extrema importância que você entenda as diferenças entre Trademark e Copyright. Entendido?

Compartilhe suas idéias dê um feedback ao nosso blog.

0 Comentario "As diferenças entre Trademark e Copyright"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.