Hospedagem Grátis

Loja Virtual Grátis

Loja Virtual Grátis
Patrocinador

Creative Commons





Falamos aqui no blog sobre Trademark e Copyright no artigo “As diferenças entre Trademark e Copyright”. Hoje vamos falar de outro tipo de licença, a Creative Commons.


Basicamente, Creative Commons é um tipo de licença mais flexível. Ou seja, autores de artes ou textos, por exemplo, podem abrir mão de alguns itens referentes aos direitos autorais da sua obra, mas, protegendo outros. É um tipo de licença baseada na filosofia do copyleft.
A finalidade do Creative Commons é facilitar o compartilhamento de conhecimento entre as pessoas, de forma legal. Assim, você pode compartilhar o seu trabalho com outras pessoas (ou não), com os tipos de restrições que desejar.
Entretanto, é necessário prestar atenção: se o tipo de licença que você quiser aplicar à sua obra não for condizente com as leis vigentes no país, a sua licença não terá valor algum. Inicialmente, o Creative Commons foi criado baseado nas leis dos Estados Unidos. Depois, o Creative Commons foi adaptado às leis de vários países, inclusive do Brasil.

Tipos de Licença Creative Commons

Atribuição (CC BY)


Esta licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, alterem e produzam algo baseado no seu trabalho, inclusive comercialmente, desde que deem o crédito ao autor original. Este é o tipo de licença mais livre. Recomendada para a máxima disseminação e uso de materiais licenciados.

Atribuição Vedada a Criação de Obras Derivativas (CC BY-ND)


Este tipo de licença permite a distribuição, comercial ou não-comercial, desde que o material não seja alterado.

Atribuição Uso Não-Comercial e Compartilhamento Utilizando a Mesma Licença (CC BY-NC-SA)


Este tipo de licença permite que outras pessoas remixem, alterem e produzam outro material baseado no original, para uso não-comercial, desde que seja dado crédito ao autor original e que a nova criação seja licenciada com o mesmo tipo de licença do material original.

Atribuição Compartilhamento (CC BY-SA)


Esta licença permite que outras pessoas remixem, alterem e produzam trabalhos baseados no original, até mesmo para uso comercial, desde que seja dado o crédito ao autor da obra original e que o novo material tenha o mesmo tipo de licença. Este tipo de licença é geralmente comparada ao “copyleft” – licença livre e código aberto de programas de computador. Todos os trabalhos baseados no original deverão ter o mesmo tipo de licença, ou seja, todos os seus derivados permitirão o uso comercial. Este é o tipo de licença utilizada pela Wikipédia, e é recomendada para materiais que serão beneficiados com o conteúdo da Wikipédia e projetos de licença similar.

Atribuição Uso Não-Comercial (CC BY-NC)


Este tipo de licença permite que outras pessoas remixem, alterem e produzam outros materiais baseados no original para uso não-comercial. Apesar do autor do trabalho original ter de saber sobre o trabalho e a obra derivada deva ser não-comercial, a pessoa que alterou não precisa licenciar o trabalho derivado com o mesmo tipo de licença original.

Atribuição Uso Não-Comercial Vedada a Criação de Obras Derivadas (CC BY-NC-ND)


Este tipo de licença é o mais restritivo de todos, permitindo somente que outras pessoas baixem o trabalho original e o compartilhe com outros, desde que todos eles deem crédito ao autor, mas não é permitido nenhum tipo de alteração ou uso comercial do mesmo.

Indicador de Material Protegido

Este é um exemplo de indicador de material protegido em um site.
Quando alguém clica sobre este indicador, o navegador abre um site com as informações sobre o tipo da licença, informando sobre o que você pode e/ou não pode fazer com a obra.

0 Comentario "Creative Commons"

link patrocinado

Sua loja grátis

Copyright

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.pridecommerce.com), no fórum de discussões, no boletim de notícias enviado por email e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).



Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).



Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião da Pride Commerce e de sua direção.